Related Posts with Thumbnails

Em março, a Comunidade Literária se encontra em Boqueirão

De 18 a 21 de março a “Cidade das Águas” se transforma na “Cidade das Rimas e Letras”.

“A Importância da Leitura para a Sociedade”, é este o tema da 1ª Feira Literária de Boqueirão – FLIBO, que até o dia 21 vai receber dezenas de convidados e mais de 50 participantes do campo literário e editorial do Brasil, que estão na programação em debates, palestras, encontros, lançamentos, entre outras atividades.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PALESTRAS




PALESTRAS



Data: 18/03 | Horário: 14h30 – 15h30
“Captação de Recursos para Projetos Culturais e Sociais” (Tarciana Portela)
Alice Monteiro é Diretora Técnica do Fórum de Cultura e Turismo do Cariri e facilitadora do Ministério da Cultura na Paraíba.



Data: 18/03 | Horário: 15h40 – 16h40
“FLIP – reinventando a cidade à partir da Literatura” (Cristina Maseda)
Com a presença de autores mundialmente respeitados, como Julian Barnes, Don DeLillo, Eric Hobsbawm e Hanif Kureishi, a primeira Festa Literária Internacional de Paraty, realizada em 2003, inseriu o Brasil no circuito dos festivais internacionais de literatura. Ao longo de suas edições seguintes, a FLIP ficou conhecida como um dos principais festivais literários do mundo caracterizada não só pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade. Nos cinco dias de festa, a FLIP realiza cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros, distribuídos em FLIP Programação Principal, FLIP - Casa da Cultura, FlipZona e Flipinha. Cristina Maseda é Coordenadora Geral da Flipinha.



Data: 19/03 | Horário: 14h – 15h
“A Liberdade do Poeta numa Visão Filosófica” (Damião Ramos Cavalcanti)
Damião Ramos Cavalcanti, nascido na cidade de Pilar - PB, terra do escritor e romancista José Lins do Rego. Passou parte da sua infância em Itabaiana, quando, com seus 11 anos, foi estudar na cidade de João Pessoa, onde reside até hoje. Em 1966, viajou à Itália, onde, em Roma, realizou seus estudos de graduação e pós-graduação em Filosofia; em Paris, posgraduou-se em Sociologia da Educação pela Sorbonne, de 1978 a 1983. Professor da Universidade Federal da Paraíba, desde 1973, onde prestou uma larga folha de serviço como docente e dirigente. Participou da criação da UEPB em Guarabira, da UNIPÊ e da FESP em João Pessoa. Hoje, dedica-se a escrever seus livros, como membro da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB; da Academia Paraibana de Letras - APL; da Academia Paraibana de Cinema - APC; da Associação Paraibana de Imprensa - API e da Academia Paraibana de Filosofia - APF. É advogado, escritor, poeta e cronista.



Data: 19/03 | Horário: 15h10 – 16h10
“Uma nova leitura do Ultrarromantismo” (André de Sena)
André de Sena é escritor, jornalista, Mestre em Literatura e está no último ano do Doutorado em Literatura (com a tese intitulada “Visões do Ultrarromantismo: melancolia literária e modo ultrarromântico), estudando a literatura ultrarromântica europeia e brasileira. É autor dos livros de poesia “Bosques da Moira” e “Miratio”.



Data: 19/03 | Horário: 15h10 – 16h10
“Literatura de não-ficção” (Bráulio Tavares)
Bráulio Tavares, poeta, escritor e compositor, estudou cinema na Escola Superior de Cinema da Universidade Católica de Minas Gerais, é pesquisador de literatura fantástica, compilou a primeira bibliografia do gênero na literatura brasileira, o Fantastic, Fantasy and Science Fiction Literature Catalog (Fundação Biblioteca Nacional, Rio, 1992), é colunista de jornal e escreve roteiro para shows, cinema e televisão.
Nasceu em Campina Grande , na Paraíba, em 1950, morou em Belo Horizonte e Salvador, e vive no Rio de Janeiro desde 1982.



Data: 20/03 | Horário: 14h30 – 15h30
“As obras de Jorge Amado e sua trajetória sócio cultural” (Sudha Swarnakar)
Possui graduação – Bachelor of Art pela Indore University M. P. Índia (1965), graduação - Bachelor of Education (1972) e Mestrado em Letras pela mesma Universidade (1967). Mestrado em Letras (Língua Inglesa) pela Universidade Federal da Paraíba (1985) e doutorado em Comparative Theory – Dept. British Comparative and Cultural Studies – pela University Of Warwick Coventry (1998). Atualmente é professors titular da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Literatura e Interculturalidade, com ênfase em Literatura, Cultura, Cinema e Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: culturas, Jorge Amado, feminilidade e corpo feminino, estudos comparativos interculturais. Presidente da ABRAEC (2004-) membro de BCLA (2000-2004), LASA (2002-), ABRALIC(2006-), ABECAN (2006-). Membro do conselho editoral de CLCWeb Journal, Revista Roteiro e revista Sócio Poética. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Inglesa e Norte Americana, Literatura Indiana e Literatura Comparada. Vem publicando principalmente nos seguintes temas: estudos temáticos, estudos culturais e estudos de gênero e construção da identidade cultural e imigrantes.



Data: 20/03 | Horário: 19h30
“A Literatura Paraibana da Geração 59 aos dias atuais” (Astier Basílio): Apresentação concisa da literatura paraibana: poesia, ficção e dramaturgia, de Augusto dos Anjos aos dias atuais.
Astier Basílio é pernambucano, mora atualmente em João Pessoa. É repórter do caderno Vida e Arte do Jornal da Paraíba, editor do Suplemente Augusto, desse mesmo jornal. Já publicou 5 livros, entre eles Searas do Sol (Idéia, 2001). Já publicou seus poemas em revistas como Poesia Sempre, Zunái, Cronópios, Bestiário e Correio das Artes.



Data: 21/03 | Horário: 14h00
Bate-Papo com escritores, artistas e Ana Maria Brasil do Instituto Luso Hispano Brasileiro, sobre Intercâmbio Literário e Cultural entre Países Lusófonos
.

Nenhum comentário: