Related Posts with Thumbnails

Em março, a Comunidade Literária se encontra em Boqueirão

De 18 a 21 de março a “Cidade das Águas” se transforma na “Cidade das Rimas e Letras”.

“A Importância da Leitura para a Sociedade”, é este o tema da 1ª Feira Literária de Boqueirão – FLIBO, que até o dia 21 vai receber dezenas de convidados e mais de 50 participantes do campo literário e editorial do Brasil, que estão na programação em debates, palestras, encontros, lançamentos, entre outras atividades.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Presença do crítico literário pernambucano Luiz Carlos Monteiro


O crítico literário Luiz Carlos Monteiro* apresentará na FLIBO 2010 sua "Musa fragmentada". A obra traz um estudo da poética de Carlos Pena Filho. O autor procura redimensionar a importância do poeta do azul: “Apesar da obra de dimensão reduzida, Carlos Pena Filho destaca-se como um dos poetas mais vigorosos da década de 50, ombreando-se a poetas locais de repercussão nacional como João Cabral de Melo Neto, Joaquim Cardozo, Mauro Mota e Ascenso Ferreira”. O livro foi lançando na VII Bienal do Livro de Pernambuco e na FILIPORTO (Feira Literária Internacional de Porto de Galinhas).

*Luiz Carlos Monteiro
 
Poeta, crítico literário e ensaísta. Formado em Pedagogia e mestre em Teoria da Literatura pela UFPE. Publicou os livros de poesia Na solidão do neon (Pirata, 1983), Vigílias (Fundarpe, 1990), Poemas (Ed. Universitária da UFPE, 1999), O impossível dizer e outros poemas (Bagaço, 2005) e de ensaios Para ler Maximiano Campos (Bagaço, 2008) e Musa fragmentada - a poética de Carlos Pena Filho (Ed. Universitária da UFPE, 2009). Organizou, em colaboração com Antônio Campos, o livro de contos do Prêmio Maximiano Campos nas versões 2, 3 e 4 (IMC/Bagaço, 2008). Tem poemas publicados em antologias diversas, além de artigos e resenhas espalhados em sites, jornais e revistas de Pernambuco e do país.
.

Nenhum comentário: